segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CAMPANHA ESQUEÇA UM LIVRO PARA ALGUÉM

Eu já vi campanha para doar roupa, doar sapato, doar alimento, doar dinheiro... Mas eu nunca vi campanha pra doar poesia! Como se não fosse necessário usá-la, comê-la, bebê-la e gastá-la...

Eu achava que tinha tido uma idéia inédita, mas idéias inéditas não existem. Daí fui pesquisando e descobri o bookcrossing*, porém resolvi dar uma repaginada nele. Mudar um pouco.

Este livro que você acabou de achar não tem dono, nem leitor. Não é um livro de verdade. É um livro de invenção. Porque poesia é criar o criador. Se você gosta de ler, leve-o para casa e trate-o com afeto. Se você não gosta de ler, pode ser que o Destino tenha brincado de renovar seus hábitos. Mas se você não gosta de ler, nem acha que vai gostar, deixe-o esquecido onde está. Ou esqueça-o em outro lugar para alguém... Porque ele não vai servir: vai ser tamanho G para você que veste P.

E depois? Depois você escolhe um livro que não use mais, que esteja em bom estado e vai esquecê-lo para alguém também... E se quiser, você tira cópia dessa explicação e cola no livro que você vai esquecer, se não quem encontrar talvez não leve a idéia adiante. O que acontece se você levar o livro e não passar a idéia adiante? Não acontece NADA! E é esse o maior problema que aturamos hoje no mundo... Quando NADA acontece, NADA se transforma, NADA se sonha e não fica NADA para querer se realizar. E eu quero acreditar que quem leva um livro solitário para casa e o adota numa estante confortável não é o tipo de pessoa que desmerece uma intenção solidária literária.

ESQUEÇA UM LIVRO PARA ALGUÉM – porque esquecer pode servir para encontrar...

Uma iniciativa de:
SAMELLY XAVIER
e-mail da autora: livrosdesamellyxavier@gmail.com
página na web: http://sao-seos-olhos.blogspot.com
Comunidade no Orkut: ESQUEÇA UM LIVRO PARA ALGUÉM



* Bookcrossing é o nome que se dá a prática de “esquecer” livros, propositadamente para alguém encontrá-lo, lê-lo e esquecer de novo. É algo constante em países europeus e já tem vários adeptos no Sudeste do Brasil.

Um comentário:

  1. Eu gostei muito dessa campanha enquanto lia, pensava na possibilidade de acontecer algum dia... engraçado no momento, mas é uma grande oportunidade para ajudar aquela pessoa que precisa. No caso se fosse eu que encontrasse o livro seria ótimo pois gosto muito de ler... Então apenas digo que foi uma ideia e tanto.

    ResponderExcluir